Avaliação Física

Consiste em uma série de medições e testes físicos específicos, que avaliam dados antropométricos, dobras cutâneas, flexibilidade, testes neuromotores e de potência aeróbia. Feita sob hora marcada, tem duração de aproximadamente uma hora. É realizada por um avaliador ou avaliadora especializados que, durante este período, seguirão um protocolo completo de avaliação.

Para que serve?

Através da avaliação consegue-se mais dados sobre a condição física e composição corporal (quantidade de gordura e massa magra) atual do aluno. Com essas informações é possível elaborar um programa de treinamento preciso, evitando perder tempo com longas adaptações desnecessárias ou cargas de treino muito abaixo do que se pode trabalhar. Com os resultados da avaliação em mãos fica mais claro quais pontos necessitam evoluir, podendo-se desta maneira especificar um treinamento que dê ênfase a esses pontos.

Evolução e motivação

A cada avaliação, o aluno recebe um relatório individual mostrando o quanto evoluiu, podendo assim acompanhar sua evolução através de gráficos comparativos, montados nas reavaliações. A cada reavaliação, métodos mais específicos serão usados para acompanhar a composição corporal e mostrar claramente o quanto os objetivos estão sendo cumpridos, auxiliando na motivação do aluno.